O segredo para tratar piscina que ninguém te conta

Já sabemos que para que uma piscina fique realmente tratada é essencial equilibrar seu pH, mas sabia que existe uma forma de sempre mantermos ele equilibrado facilmente? Eis que surge a alcalinidade. Agora você deve estar em um canto escuro e chorando: ” Ai meu Deus, além do pH vou ter que me preocupar com mais uma coisa! “… calma,  o pulo do gato é que corrigindo a alcalinidade seu pH sempre vai se manter mais estável, facilitando assim todo o restante do tratamento.

O que é alcalinidade?

Após entender o que é pH podemos dizer que a alcalinidade basicamente é a grandeza que mede a estabilidade do pH, ou seja, se a alcalinidade estiver correta o pH fica estável.

A alcalinidade é medida em ppm (igual ao cloro) e o ideal para uma piscina é que se mantenha entre 80 ppm e 120 ppm. Isso trará estabilidade ao pH e dispensará correções frequentes.

Por que devo corrigir a alcalinidade?

Simples, para economizar dinheiro. Deixando a alcalinidade no nível ideal você não terá dificuldades em manter o pH correto, evitando assim a famosa piscina verde, que precisa do dobro de produtos e tempo para ser normalizada.

Outro detalhe importante é que se a alcalinidade estiver baixa favorece o surgimento de algas, então não se assuste quando o seu pH estiver no nível ideal e mesmo assim sua piscina ficar verde.

 

Como corrigir a alcalinidade

O primeiro passo é testar a água com um teste de piscina. Após isso vamos analisar os resultados e aumentar ou diminuir a alcalinidade de acordo com a necessidade.

Para aumentar:

1. Use estabilizador de pH (bicarbonato de sódio) de acordo com a necessidade;

2. Filtre a piscina por 6 horas e depois meça os parâmetros novamente;

3. Se necessário repita o processo.

Importante: caso o pH estiver alto não aconselhamos aumentar a alcalinidade, consulte um técnico ou espere o pH baixar para fazer este processo. 

Para diminuir:

1. Use redutor de pH de acordo com a necessidade;

2. Filtre a piscina por 6 horas e depois meça os parâmetros novamente;

3. Se necessário repita o processo.

 

 

Autor: SolarGil

Links relacionados: “O que é pH?”, Como tratar a piscina verde”“Como filtrar a piscina”

Produtos relacionados: cloro, teste de piscina, estabilizador de pH, redutor de pH.

Importante: este é apenas um guia, NÃO nos responsabilizamos por qualquer problema futuro que possa a vir ocorrer ao segui-lo. Sempre indicamos a presença de um profissional.

 

Carrinho de compras
Rolar para cima
Rolar para cima