piscina verde

Não deixe ele morar em sua piscina. Livre-se da água verde!

 

Nunca é divertido remover a cobertura da piscina e descobrir que a água ficou verde e pantanosa. Isso significa que algas dominaram a área temporariamente, sendo que será preciso limpar e tratar a piscina profundamente antes de começar a nadar. Esse tratamento é conhecido como “tratamento de choque”.

 

O mais importante

Primeiramente limpe com uma peneira qualquer folha, galho e outro detrito que possa estar na superfície da água. Certifique-se de que o filtro e bomba estejam funcionando corretamente antes de adicionar os produtos químicos, e lave o pré-filtro da bomba se necessário. O filtro será muito importante ao final do tratamento para que possamos filtrar toda a água da piscina.

 

Use um teste de piscina para ver os níveis de cloro e de pH e determinar a extensão do problema. Quando níveis de cloro e pH estão errados, isso pode indicar que algas cresceram na piscina, fazendo com que a água fique verde.

 

Por isso nesse caso é necessário fazer o “tratamento de choque” com produtos químicos na tentativa de matar algas e fazer com que os níveis de cloro e pH voltem ao normal.

  • A manutenção apropriada da piscina, incluindo garantir que os níveis de cloro e pH permaneçam estáveis, pode impedir que algas cresçam.
  • Algas crescem constantemente, portanto, se sua piscina ficar sem manutenção por alguns dias pode causar a mudança na coloração da água.

 

Antes de começar a tratar a piscina, equilibre o pH adicionando elevador de pH ou redutor de pH fazendo com que o nível fique entre 7,2 e 7,6. Essa é a média máxima que você tipicamente aceitaria em sua piscina. Eis como equilibrar o pH:

  • Misture em um balde com água a quantidade indicada na embalagem do produto e espalhe na superfície.
  • Ligue a bomba por algumas horas para que os produtos químicos circulem pela piscina.

 

piscina verde
piscina verde

Com uma esponja use limpa bordas em sua piscina e com uma escova esfregue bem as paredes e o fundo antes de adicionar produtos químicos à água. As algas ficam presas em toda as áreas da piscina, porém, você irá removê-las ao esfregar bem. Esfregar também ajuda a subir as algas para a superfície da água, permitindo que os produtos químicos funcionem rapidamente.

 

  • Esfregue especialmente bem em áreas onde você possa ver acúmulo de algas. Tente quebrá-las para que a piscina fique completamente limpa.
  • Caso você tenha uma piscina de vinil ou fibra, use uma escova de fios de nylon e uma esponja macia. Caso contrário você pode danificá-la.

 

Para matar as algas coloque algicida de choque, na sequência aplique decantador (clarificante) e recircule a água por 2 horas. Permita que os produtos trabalhem em sua piscina por um período mínimo de 24 horas.

 

 

 

Após toda a alga e sujeira decantar aspire o fundo da piscina. Caso ainda fiquem algas nas paredes e fundo, novamente, esfregue tudo, adicione decantador e aspire.

 

 

 

Lave a areia do filtro e o prepare para filtrar a piscina. Não se esqueça de verificar se há alguma sujeira no pré-filtro da bomba.

 

 

Dica:

Evite o acumulo de pressão no filtro ao lavar a areia regularmente.

 

 

Estamos quase lá, agora vamos clorar a piscina. Para o “tratamento de choque” em média é preciso dobrar a quantidade de cloro que normalmente se usa, são os altos níveis de cloro que limpam algas e higieniza a piscina. Muitos cloros vem com a dosagem de “choque” em sua embalagem. Siga as instruções do produto para usar a quantidade apropriada para a água de sua piscina.

 

  • Se você tiver uma quantidade alta de algas em sua piscina, pode ser preciso tratá-la mais de uma vez para evitar reincidências.
  • A água pode parecer turva ou suja quando você adicionar o cloro, porém, quando a água percorrer o filtro, ela começará a se limpar gradualmente.

 

Pronto, agora é só filtrar o volume total da água de sua piscina, normalmente de 6 a 8 horas é o suficiente. Sua piscina deverá estar completamente limpa após o tratamento. Se as algas parecerem estar voltando, adicione novamente cloro.

 

 

 

 

Volte a verificar os níveis químicos de sua piscina com um teste de piscina. Todos os níveis devem indicar a normalidade da água.

 

 

Caso após tudo isso sua piscina continuar verde, tenha paciência e repita todo o processo, algas não são fáceis de sair. O ideal é nunca deixar sua piscina ficar verde.

 

Dicas

  • Use roupas velhas quando usar produtos químicos na piscina. Se o cloro cair na sua roupa, ele pode remover a cor dela.
  • Use a peneira em sua piscina diariamente para remover folhas e outros detritos flutuantes da superfície da água. É muito mais fácil remover detritos antes de eles se firmarem no fundo.
  • Mantenha o nível de cloro entre 1.0 e 3.0 ppm para evitar que algas se desenvolvam em sua piscina.

 

Avisos

  • Não adicione produtos químicos em sua piscina se não souber o que está fazendo. Adicionar produtos químicos errados criará mais problemas.
  • Jamais misture produtos químicos.
  • Ao misturar produtos químicos com água, tenha cautela. Sempre adicione o produto químico à água.
  • Tenha extrema cautela ao se expor ao cloro. Ele pode causar tosse irritações na garganta, pele, ocular e pulmonar.

 

Fonte: wikHow

Artigos relacionados: “Água cristalina”, “Como filtrar a piscina”, “Tratando sua piscina”

Produtos relacionados: peneira, filtro, bomba, teste de piscina, elevador de pH ou redutor de pH, limpa bordas, escova, algicida de choque, decantador ou clarificante, cloro.

Importante: este é apenas um guia, NÃO nos responsabilizamos por qualquer problema futuro que possa a vir ocorrer ao segui-lo. Sempre indicamos a presença de um profissional.

 

Carrinho de compras
Rolar para cima
Rolar para cima