Faça uma faxina. Veja como aspirar e filtrar sua piscina

Fonte: wikHow

Este artigo tenta explicar os passos necessários para aspirar e filtrar a piscina. Existem diferentes tipos de sistemas de filtração para piscinas, como filtros de cartucho, filtros de areia e de terra diatomácea (T.D.). As instruções aqui presumem que você está usando um filtro de areia ou T.D., embora alguns sistemas baseados em cartuchos possam ser semelhantes.

 

 

 

 

 

 

 

Primeiramente abra os registros de “aspiração” e “esgoto”, feche os outros. Mude a alavanca do filtro para “drenar”.

 

 

Encaixe o cabo e uma das extremidades da mangueira no aspirador. A outra extremidade da mangueira encaixe no dispositivo de aspiração da piscina. Encha a mangueira com água, pois o ar atrapalha o funcionamento do processo.

 

 

 

 

 

 

Ligue a bomba e comece a aspirar. Basicamente, mova lentamente o aspirador passando primeiro por todo o perímetro deixando o meio por último.

 

 

 

 

Desligue a bomba. Retire a mangueira do aspirador e do dispositivo de aspiração.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Abra os registros de “ralo de fundo” e “esgoto”, feche os outros. Coloque a alavanca do filtro em “retrolavar/lavar” (depende do fabricante), e em seguida ligue a bomba. Deixe a bomba funcionando até que a água do visor esteja limpa (cerca de 1 minuto).

 

 

 

Desligue a bomba e coloque a alavanca do filtro em “pré filtrar”, ligue a bomba novamente até que a água do visor esteja limpa (cerca de 1 minuto).

 

 

 

 

Desligue a bomba, feche todos os registros e limpe o cesto do pré filtro. Este cesto fica localizado na bomba.

 

 

 

 

 

 

Abra os registros de “ralo de fundo” e “retorno”, feche os outros. Coloque a alavanca do filtro em “filtrar”, ligue a bomba e deixe filtrar de 6 a 8 horas.

 

 

 

 

Dicas

  • É sempre uma boa ideia aspirar primeiro e depois retrolavar. Retrolavagem remove a sujeira recolhida e os restos de seu filtro. Se você não retrolavar, o filtro irá ficar cada vez mais obstruído, causando muita pressão enquanto ele está funcionando.
  • Para evitar tensão e danos às bombas e filtros, certifique-se de colher manualmente o máximo de restos orgânicos possível antes de aspirar.
  • Um bom modo tirar o ar da mangueira no início é colocar o aspirador no fundo da piscina e afundar toda a mangueira antes de encaixá-la no dispositivo de aspiração.
  • Nunca gire a alavanca do filtro enquanto a bomba está funcionando. Isso irá danificar as peças internas do filtro, forçando-lhe a substituí-las.

 

Avisos

  • Enquanto retrolava ou aspira, não se esqueça de não drenar o nível de água abaixo do dispositivo de aspiração. Encha novamente a piscina, se necessário.
  • No modo aspiração, nunca ligue a bomba sem antes encaixar a mangueira no dispositivo de aspiração.
  • Não deixe de retrolavar e pré filtrar o filtro por muito tempo, se o filtro estiver sob muita pressão, pode rachar ou explodir.
  • Quando a bomba estiver ligada, sempre verifique se a água esta em seu fluxo normal (saindo no retorno, esgoto, etc).

 

Equipamento recomendado

 

Importante: este é apenas um guia, NÃO nos responsabilizamos por qualquer problema futuro que possa a vir ocorrer ao segui-lo. Sempre indicamos a presença de um profissional.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *