Dicas para comprar a iluminação de piscina certa

Iluminação de piscina.

Dicas para comprar a iluminação de piscina certa 1

Ter iluminação a noite é essencial para quem deseja fazer uma boa festa na piscina. Mas na hora de comprar os refletores devemos nos atentar a alguns detalhes. Por isso vamos dar dicas para você que tem uma piscina de alvenaria e esta querendo dar aquela iluminada.

iluminação de piscina

1. A importância do projeto. Pode parecer óbvio, mas a iluminação deve ser planejada na construção ou reforma da piscina. Não tem como fazer a instalação em uma piscina que não foi pensada para ter refletores.

2. Refletor subaquático. O refletor ficará submerso na água todo o tempo, por isso é tão importante termos a certeza que ele vai suportar toda esta água. A dica é verificar se o refletor em questão tem o grau de proteção IP adequado para a situação. O ideal seria o grau de proteção IP68.

3. Dimensionamento correto. Cada piscina tem uma área a ser iluminada, por isso você deve saber a quantidade de refletores que precisa usar, para que toda a água fique com a luz uniforme. E para isso é necessário saber quanto cada refletor ilumina de área (varia de modelo para modelo).

 Dicas para comprar a iluminação de piscina certa 2

 

4. Profundidade da piscina. Este é um detalhe que muitos se esquecem. Caso sua piscina tenha profundidades diferentes, como uma prainha ou degraus, é interessante ter um refletor específico para iluminar estas áreas. Na maioria dos casos, apenas um refletor não consegue iluminar profundidades diferentes ao mesmo tempo.

5. Atenção ao encaixe do refletor. Existem vários modelos de refletores e vários encaixes diferentes, sempre verifique qual é o encaixe na sua piscina. De um modo geral, durante a construção ou reforma, é aconselhado colocar tubo de 50mm para os refletores, que já é o padrão do restante da piscina. Assim você pode colocar qualquer modelo diretamente no tubo ou com o uso de adaptadores.

6. Todo refletor precisa de uma fonte. A grande maioria da iluminação de piscina é 12v, para se evitar o risco de choques aos banhistas. Por isso você vai precisar de uma fonte para transformar 110/220v para 12v.

7. Decida se terá um controlador. Os refletores podem simplesmente acender e apagar, ou podem mudar de cor, ter efeitos, serem controlados por controle remoto, por celular, etc. Decida o que vai querer que sua iluminação faça.

 

Esperamos que tenhamos ajudado para comprar sua iluminação de piscina. Lembrando que estas dicas foram específicas para piscina de alvenaria, caso sua piscina seja de vinil ou fibra, nem todas as informações podem ser utilizadas.

 

Autor: SolarGil

Leia também: “Diferenças da iluminação de piscina”, “O que é grau de proteção IP”.

Produtos relacionados: refletor smd, refletor inox, controladora manual, controladora wi-fi.

Importante: este é apenas um guia, NÃO nos responsabilizamos por qualquer problema futuro que possa a vir ocorrer ao segui-lo. Sempre indicamos a presença de um profissional.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *