Piscina de vinil: vantagens e desvantagens

Piscina de vinil.

Piscina de vinil: vantagens e desvantagens 1

Sabemos que piscina não é tudo igual, mas você sabe qual a diferença entre elas? No geral existem 3 tipos: alvenaria, vinil e fibra. Vamos mostrar as vantagens e desvantagens da piscina de vinil.

O custo da construção

De uma forma geral o custo inicial da piscina de vinil é mais barato que a de alvenaria, pois a estrutura não precisa ser tão reforçada, o próprio vinil já faz a maior parte da sustentação da água. Mas lembre-se que de tempos em tempos você precisará fazer a troca total do vinil.

Usando um vinil de boa qualidade, em média você terá que fazer a troca dele de 10 em 10 anos. Existem algumas formas de reparos caso haja algum buraco ou rasgo, mas no geral duram pouco e não valem a pena. Em muitos casos a única solução é fazer a troca total.

importante: a durabilidade e manutenção é totalmente relativa, dependendo muito da qualidade do vinil. O pH da água errado, o uso incorreto do cloro diminuem drasticamente a durabilidade da piscina e acarretam mais manutenções.

Piscina de vinil: vantagens e desvantagens 2

A dificuldade da construção

A maior preocupação é com a qualidade do vinil, pois é ele que vai suportar a maior parte do peso da água, existem marcas com a qualidade bem inferior (pesquise bem). Claro que a estrutura deve ser bem feita, porém ela é mais simples que a da piscina de alvenaria, por isso acaba sendo mais fácil de construir. Um detalhe importante é que você terá a necessidade de um caminhão pipa para encher a piscina rapidamente para evitar rugas, pois o vinil apresenta bolhas de ar sem o peso da água.

Tenha em mente o seguinte: toda piscina deve manter a água dentro de sua estrutura, e caso a terra em volta movimente por algum motivo, você provavelmente terá problemas de vazamentos. Esse problema é mais ameno nas piscinas de vinil e fibra, pois estes materiais são mais flexíveis (principalmente o vinil).

Conclusão sobre piscina de vinil

Todo tipo de piscina tem vantagens e desvantagens, e o perfil do banhista conta muito para isso. Mas de uma maneira geral nós da SolarGil achamos que a piscina de vinil leva desvantagens a longo prazo se comparada com a de alvenaria, muito devido a necessidade da troca do vinil de tempos em tempos. Mas segue uma lista com aspectos a serem levados em consideração na hora de construir uma piscina de vinil:

Vantagens:

– Mais fácil de construir que a de alvenaria
Estampas das mais variadas (inclusive personalizadas)
– Facilidade na limpeza devido a superfície lisa
– Não tem necessidade de impermeabilização
– Acabamento sem cantos perfurantes

Desvantagens:

– Necessidade da troca do vinil de 10 em 10 anos
– Objetos perfurantes podem rasgar facilmente o vinil
– Necessidade de um caminhão pipa na construção
– Mais sensível ao uso inadequado de produtos químicos
– Remendos não ficam tão bons, sendo o ideal trocar o vinil por completo

 

Autor: SolarGil

Leia também: “Piscina de alvenaria”, “Como medir o pH da água”, “Vazamento em piscina”

Produtos relacionados: cloro, auxiliares

Importante: este é apenas um guia, NÃO nos responsabilizamos por qualquer problema futuro que possa a vir ocorrer ao segui-lo. Sempre indicamos a presença de um profissional.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *